cumprimentos

分かりますか-Wakarimasu ka. = Entende? はい、分かります-Hai, wakarimasu. = Sim, entendo.

Verbos

Como na conjugação em português os verbos japoneses também apresentam uma radical (parte que não se altera) e a parte que se altera formando assim a conjugação do verbo.

Construindo Frases

Verbo principal, sempre no final da oração.

Particulas

Sa - Infatiza a sentença. Geralmente usado por homens. Ex: Sonna koto wa wakatteiru sa. そんなことは分かっているさ。

Kanjis

Bem, vou explicar um pouco sobre os radicais dos kanjis. Existem muitos radicais, podem ser do lado esquerdo, lado direito, acima ou abaixo dos ideogramas.

sábado, 1 de junho de 2013

vamos falar um pouco da cultura japonesa 02






Continuação da matéria vamos falar um pouco da cultura japonesa

11.Missô


Missô (味噌), é um ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal. O resultado é uma pasta usada principalmente para fazer a sopa de missô ou missoshiro (味噌汁, Misoshiru), dissolvido em água quente, misturado com alguns vegetais e legumes.

O sabor, aroma, textura e aparência de qualquer tipo específico varia do tipo do missô assim como a região e época que o missô foi feito. Os ingredientes usados, temperatura e duração da fermentação, quantidade de sal, variedade do kōji e o recipiente de fermentação também contribuem. As mais comuns categorias de sabor do missô de soja são:
Shiromiso, "missô branco"
Akamiso, "missô vermelho"
Kuromiso, "missô preto"
Hatchomiso'"missô bege'"

12.Missôshiro

Missôshiro é famosa soap de missô.
Seu sabor, é leve e revigorante.
Ao mesmo tempo que o missô é um condimento é também fonte de proteína e vitaminas. O missoshiro é servido numa cumbuca apropriada, chamada de chawan (lê-se tchawan) e não precisa de colher para tomar, apenas segurar o chawan com as mãos e degustar.
Existem diversos ingredientes que variam o preparo do missoshiro, mas a receita mais conhecida é feita com algas marinhas, e servido com cebolinha picada e tofu (uma espécie de queijo de soja).
Ingredientes:
1/2 litro de água
50 g de de missô (pasta de soja)
5 g de hondashi (caldo de peixe)
80 g de tofu em cubos pequenos
2 cebolinhas verdes picadas
2 folhas de algas marinhas
1 pitada de glutamato monossódico
Modo de preparo:
Ferva a água com a alga e reserve. Abaixe o fogo e nessa mesma água acrescente o missô, o hondashi e o glutamato monossódico. Mexa bem até o missô se dissolver por completo.
Acrescente a alga cortada em filetes. Acrescente o tofu em cubos pequenos e a cebolinha em rodelas e sirva quente.

13.Yakiniku


Yakiniku é o churrasco japonês (yaki = assado,grelhado; niku = carne). Ele geralmente é preparado na mesa, e a própria pessoa assa a carne e os vegetais em chapas de ferro ou grelhas, que podem ser a gás ou a carvão. Os japoneses costumam fazer yakiniku em casa ou comê-lo em restaurantes especializados (yakiniku-ya).
Yakiniku é uma variação do bulgogi que foi modificado por coreanos Zainichi para o paladar dos japoneses.

 14.Takoyaki

O takoyaki é um bolinho assado de polvo. Prato popular no Japão, é muito apreciado principalemente nas regiões de Kansai (Osaka em destaque, Kobe, Kyoto etc). Traduzindo ao pé da letra, tako (たこ) significa polvo e yaki (焼き) assado, ou no caso, frito na chapa.
A partir da mistura de farinha de trigo, água, ovos e dashi (caldo de peixe), faz-se a massa que é derramada em uma chapa chamada takoyakiki (たこ焼き機), com cavidades esféricas. A massa e os recheios como polvo cozido, gengibre vermelho em conserva (benishouga), repolho, cebolinhas picadas, entre outros ingredientes a gosto, são misturados todos juntos.
Para virar os bolinhos, utiliza-se apenas um único palito, o que requer o domínio de uma técnica muito curiosa.
Por fim, os bolinhos são cobertos com molhos especiais (takoyaki sauce), uma espécie de molho inglês, algas verdes (ao nori) e maionese.

15.Amendoim japonês


Com uma casca crocante feita à base de farinha de trigo e molho de soja, esse tipo de amendoim foi criado no Brasil por imigrantes japoneses. O amendoim faz sucesso entre nipônicos e ocidentais, pode ser encontrado na maioria dos supermercados e lojas de conveniências.

16.Chá verde

Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.
Febre no mundo ocidental devido às suas propriedades medicinais, o chá verde é consumido pelos os japoneses há séculos. A bebida é tão importante para esse povo que seu consumo é cercado de um cerimonial, chamado de "chanoyu" cerimônia do chá.

17. Udon


O udon é uma das refeições mais típicas do Japão, uma sopa que equivale a uma refeição. Leve e nutritiva, perfeita para a família. No Japão, mesmo depois da chegada das redes de fast-food, o udon continua sendo, junto do lámen, a opção de almoço rápido dos japoneses.

18.Sukiyaki

O prato Sukiyaki tem origem camponesa e datada na era medieval japonesa. A palavra Sukiyaki é uma palavra composta onde Suki significa rastelo e Yaki significa assar, deste modo, sukiyaki significa assar com rastelo.
A origem deste prato, hoje sofisticado e tradicional, teve início com os camponeses assando batatas-doces diretamente no fogo com o auxílio do rastelo japonês que com seu formato peculiar facilitava este processo de cocção, facilitando a vida dos camponeses evitando que eles tivessem que levar utensílios de cozinha mais pesados.
Com o passar do tempo eles passaram a assar outros legumes e foram agregando mais ingredientes e molhos, já utilizando panelas de ferro em datas festivas onde todos os comensais se serviam da mesma panela. Assim o sukiyaki ganhou um valor espiritual típico do japonês que é o de reafirmar os laços familiares, afetivos e de amizade através da mesa, resguardando sua cultura e tradição.


19.Harusame


Harusame é um macarrão feito de feijão verde, encontrado na forma de filamento bem fino, quase transparente, por isso conhecido pelo nome de “macarrão transparente”. Rico em carboidratos e cálcio. Antes de utilizar devem ser amaciados em água fervente.

20.Okonomiyake


Okonomiyaki (お好み焼き) é um tipo de bolo frito japonês com vários ingredientes.
Okonomi significa "o que você quer" ou "seu desejo," e yaki significa "grelhado" ou "frito" ; sendo assim, o nome desse prato quer dizer "cozinhar aquilo de que você gosta, da maneira que você deseja". A mistura é feita com farinha, vegetais, água ou dashi, ovos e repolho picado, e usualmente contém ingredientes como cebola, carne (geralmente de porco ou bacon), polvo, lula, camarão, vegetais, kimchi, mochi ou queijo.
O Okonomiyaki é associado geralmente como sendo um omelete, pizza, ou panqueca, e comumente referido como sendo a “pizza japonesa" ou como a “panqueca japonesa". Muitos restaurantes de okonomiyaki são no estilo faça você mesmo, onde os clientes fazem uma porção dos ingredientes, misturam e grelham em chapas quentes.
Em Osaka onde acredita-se que o prato tenha sua origem, o okonomiyaki é preparado muito parecido com uma panqueca. A mistura e os outros ingredientes são fritos em ambos os lados em uma chapa quente (‘’Teppan’’) e depois usando uma espátula de metal são cortados depois de terminado o preparo. Depois de preparado o okonomiyaki é coberto com molho, nori, katsuobushi, maionese e gengibre. Quando o okonomiyaki é servido com repolho cortado e uma camada de macarrão frito (ramen ou udon) na mistura é chamado de modanyaki (モダン焼き: "yaki moderno"). Um tipo mais fino de okonomiyaki feito com cebola é chamado negiyaki (ねぎ焼き).
Continua aqui

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...