quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

vamos falar um pouco da cultura japonesa 03



Continuação


21. Kimono


A roupa tradicional do Japão. É formado por um pano reto, totalmente geométrico, que deve ser moldado no corpo com o obi. O quimono tem tamanho único, independente do fabricante. Como é difícil de ser moldado ao corpo corretamente, há cursos que ensinam a vestir a peça. Pode levar algum tempo para adquirir a prática. O que diferencia o quimono feminino do masculino são as variedade de cores, as estampas e o uso de amarras antes de colocar o obi. As mulheres tem uma gama muito maior de faixas e diversos tipos de amarras, que são especificas para cada ocasião. Enquanto estiver vestida com um quimono, a mulher não costuma usar jóias, principalmente brincos.


22-Keikogi
 (稽古着ou稽古衣) ou dogi ( 道着 ) é um uniforme de treinamento, usado em artes marciais provenientes de Japão , ou budo . (Keiko significa prática, significa vestir kimono ou roupas). O protótipo para a keikogi moderna surgiu no final do século 19. O keikogi foi desenvolvido por Jigoro Kano .  japonês de artes marciais historiador Dave Lowry especula Kano derivados uniforme do projeto, desde o uniforme dos bombeiro pesados ​​casacos de cânhamo japonês chamado "Hanten." 
A parte superior do keikogi é chamado de uwagi (UWA significa "superior" e, novamente, "gi" significa roupa). As calças da keikogi são chamados zubon, que é a palavra japonesa para calças.
Cores de uniformes para Kendo


23-Yukata


O nome yukata [ 浴衣 ] vem da junção das palavras Yu (banho) e Katabira (roupa de baixo). Originalmente, o yukata foi utilizado como um roupão, pelos nobres, na Era Heian [794~1.185], quando vestiam o [yukatabira de linho], após o banho. Ainda hoje, ela é uma peça tradicional, usadas em hotéis, pousadas, banhos públicos,  e cada vez mais mulheres estão vestindo yukata no seu dia-a-dia, tornando-o muito popular no país.  Resumindo yukataquimono informal e sem forro usado no verão, geralmente feito de algodão ou linho. 
Jovens, adultos, criança, bebês, e até pets hoje usan o yukata para participarem dos eventos e festivais de Verão, entre eles o Matsuri, o Hanabi Taikai (festival de fogos de artificios). Muitos acessórios também são vendidos, dando um charme especial aos penteados, como também calçados próprios (gueta) e bolsinhas combinando com o yukata ou estampados.
Nos dias de hoje, a moda também transformou os tradicionais yutakas em vestimentas mais simples, curtos, charmosos, mais apropriados aos movimentos dos jovens durante o evento de verão.Para quem tem crianças pequenas, sempre compramos um numero maior, pois o comprimento poderá ser ajustado na cintura, e pode ser usado no próximo ano também.

...and girls in yukata.



24-Obi
É uma faixa com aproximadamente 5m de comprimento por 25cm de largura, usada como cinto em volta do quimono ou yukata. O obi é feito em tear e pintado à mão e tem a função de dar o ar de formalidade ou de descontração ao figurino.È usado diferentemente dependendo da ocasião e são mais sofisticados quando usados por mulheres. Enquanto numa gueixa o obi é atado atrás, nas costas, numa prostituta é atado à frente, sendo que a sua posição varia conforme o estado social da mulher que o usa.


25-Kanzashi
Na cultura japonesa, os penteados são tão importantes quanto os própio kimono, eles também podem vir a indicar a idade, estado matrimonial, profissão, e estado social da pessoa. Para criar os penteados fabulosos tradicionais japoneses se utiliza um acessório chamado Kanzashi - 簪 .

O kanzashi começou a ser utilizado a partir do momento que as mulheres abandonaram o penteado Taregami, que ficou popular entre mulheres de aristocráticos e famílias de samurai durante o Período de Heian (794-1192), onde o cabelo era mantido solto ao longo do corpo, esse penteado foi visto como um estilo livre da influência chinesa.

O kanzashi começou a ser utilizado durante o período Edo (1603-1867), considerado o auge dos penteados femininos, onde também ele mais se desenvolveu. Os penteados Tate-Hyogo e Shimada-mage eram muito populares entre mulheres comuns, influenciadas pelas cortesãs, usados também por atores de Kabuki do tempo. O Shimada-mage era usado por únicamente por mulheres jovens. O Icho-gaeshi e Maru-mage eram típicos entre mulheres casadas durante período Edo, e o Meiji (1868-1912) e o Taisho (1912-1926).



26-HaoriO casaco usado por cima do quimono é um mix da cultura ocidental e com a oriental. Os masculinos são muito estilizados e tem pinturas sofisticadas ou eróticas do lado de dentro. Essas pinturas costumam a ser mostradas apenas quando a peça é colocada pelo avesso, o que pode ser feito durante uma reunião com os amigos, enquanto se dança ou durante a cantoria no karaokê.

27-Komon
 kimono feito com seda estampada com desenhos pequenos repetidos por toda a peça. Considerado casual, pode ser usado para sair pela cidade ou para jantar em um restaurante. Pode ser usado por casadas e solteiras.


28-Zori(草履)
É o chinelinho baixo e informal, feito de palha ou traça de tecido, e muito usado pelos japoneses. Foi ele que inspirou a criação das sandálias Havaianas.

29-Geta

Esse tipo de sandália é mais sofisticado que o zori. É feito e madeira lisa, fica sobre uma ou duas plataformas e pode ter ou não acabamento em laca ( Tipo de Verniz). Seu formato é retangular e suas tiras podem ser de seda ou de outros materiais.

30-Kushiyaki

Kushiyaki é o nome genérico japonês pequenos espetos grelhados ou feitas diretamente à chama de um fogo de carvão. O kushiyaki pode ser praticamente qualquer coisa. Carne, porco, frango, ovos de codorna, legumes, etc, e são muitas vezes tomadas como acompanhamento de cerveja ou saquê .


O kushiyaki é uma espécie de caixa de alto e estreito na parte inferior da qual é o fogo de carvão. Então espetos de madeira são suportados em ambas as extremidades sobre os bordos superiores da caixa, de modo que não é necessário o uso de grelha.



Os kushiyaki pode ser comido em vários locais; estão disponíveis na maioria dos restaurantes de especialidades, em restaurantes familiares , o izakaya e restaurantes em yakitori , embora, neste caso, são apenas carne de frango.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista, homofóbicos ou comentarios sem sentido.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...